segunda-feira, 21 de setembro de 2009



Documentário "Dançando com o Diabo"


No final do mês no Festival de cinema do Rio de Janeiro, estreia o documentário "Dançando com o Diabo". O documentário dirigido pelo inglês John Blair relata a complexidade das favelas cariocas na visão de três personagens ligados diretamente ao tráfico de drogas: um pastor, um policial e um criminoso. A ideia do documentário surgiu com o jornalista Tom Phillips, correspondente do jornal "The Guardian" , que ficou um ano e meio visitando as favelas do Rio depois de fazer uma reportagem com Dione.


O documentário fala da complexidade e das contradições do crime organizado e da ajuda da religião. O filme mostra Dione, um pastor, que é responsável em salvar os criminosos convertendo-os em fiéis da sua igreja. Juarez Mendes da Silva, o aranha, chefe do tráfico de quinze morros cariocas, relata como é a vida de um chefe do tráfico e o policial Leonardo Torres que está sempre em busca de combater as ações dos criminosos no morro.

A edição 2009 do Festival do Rio estará em toda a cidade de 24 de setembro a 8 de outubro.

http://www.fantastico.globo.com/














A emissora EPTV está de visual novo para comemorar seus 30 anos



As duas edições do Jornal Regional, o EPTV Notícia e o EPTV Esporte a partir de segunda-feira, 21, vão ganhar cenários novos e terão uma nova forma de apresentação. O motivo dessa mudança é a comemoração aos 30 anos da emissora que será comemorado no dia 1º de outubro.
A marca EPTV ganhou um novo logotipo e novas cores. A marca EPTV.com também foi modificada, passando a ser mais clara e objetiva.

Confiram a reportagem no www.eptv.com.br

Pouso Alegre realiza 1º Encontro de Folia de Reis



Origem

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha principal finalidade de divertir o povo, enquanto no Brasil passou a ter cárater mais religioso do que diversão.

Do dia 25 de dezembro até o dia 06 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e intrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui no Brasil com características próprias, é uma manifestação de rara beleza.

Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos seguem os foliões em longas caminhadas, levam a bandeira a qual tributam especial respeito.
Personagens: mestre, contra mestre, 03 Reis Magos, palhaço, foliões, são doze no total.

No dia 20 de setembro, domingo, a cidade de Pouso Alegre, sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura, Esporte/Lazer realizou na Praça João Pinheiro, centro, o 1º Encontro de Folia de Reis. Essa festa geralmente é vista em cidades pequenas que ainda cultivam essa tradição.

Com a apresentação de um documentário "Da Folia de Reis" e das Companhias, o 1º Encontro de Folia de Reis, em Pouso Alegre, reuniu diversas pessoas e agradou dos mais jovens aos senhores.