segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pouso Alegre realiza 1º Encontro de Folia de Reis



Origem

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha principal finalidade de divertir o povo, enquanto no Brasil passou a ter cárater mais religioso do que diversão.

Do dia 25 de dezembro até o dia 06 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e intrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Passam de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. A Folia de Reis, herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida aqui no Brasil com características próprias, é uma manifestação de rara beleza.

Com sanfona, reco-reco, caixa, pandeiro, chocalho, violão e outros instrumentos seguem os foliões em longas caminhadas, levam a bandeira a qual tributam especial respeito.
Personagens: mestre, contra mestre, 03 Reis Magos, palhaço, foliões, são doze no total.

No dia 20 de setembro, domingo, a cidade de Pouso Alegre, sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura, Esporte/Lazer realizou na Praça João Pinheiro, centro, o 1º Encontro de Folia de Reis. Essa festa geralmente é vista em cidades pequenas que ainda cultivam essa tradição.

Com a apresentação de um documentário "Da Folia de Reis" e das Companhias, o 1º Encontro de Folia de Reis, em Pouso Alegre, reuniu diversas pessoas e agradou dos mais jovens aos senhores.

Um comentário:

  1. Sra Ana Luiza e notícias em primeira mão sobre eventos culturais de Pouso Alegre. Mto bom!!!
    Nada como divulgar as tradições que perduram pelas gerações para q elas não sejam esquecidas pelos mais jovens.

    ResponderExcluir